A geração Z e seus dilemas
O mundo vai mudando e assim sempre foi e sempre será, a Geração Z é o tema do momento no mercado de trabalho, a geração frouxa, que sofre de ansiedade e só faz o que realmente foi contratada para fazer.
Bem não é e é mais ou menos assim mesmo.
A geração mais nova sempre foi taxada da mesma forma pelos seus antecessores e sim é uma geração com maiores dificuldades e problemas que as demais, mas muito se deve pelo tipo de trabalho a ser realizado e pelo tempos mais modernos.
O novo sempre assusta e é a forma das gerações antigas de criar um vilão para o seu desespero atual o de ser substituído, a verdade é que as gerações antigas são mais multi tarefas, porém tem dificuldades em cumprir ordens, prazos, muitas vezes até horários, as geração Z mais ansiosas, imediatistas, mono funções e menos preparadas, com psicológico mais fraco, que não concluem o que inicia por muitas vezes.
Este cenário se torna em um momento único em que as gerações antigas aprendam mais sobre tecnologias e a Geração Z sobre a realidade prática de mercado de trabalho que não é somente fazer uma única função.
A verdade é que para o novo cenário nenhuma das gerações estão prontas, o novo mercado de trabalho precisa de profissionais qualificados e comprometidos, que tenham raciocino lógico, maior sociabilidade, que saiba trabalhar em equipe e com pressão, que possuam formações técnicas, teóricas e praticaticas para ocupar funções que o mercado absorva e não somente faça o queira fazer.
Um exemplo prático é o novo centro logístico instalado na cidade de Ribeirão das Neves pelo grupo Barzel, um empreendimento gigantesco com 67 mil metros quadrados que pode abrir até 18 empresas com centenas ou milhares de vagas diretas e indiretas nas suas 157 docas, a pergunta em conexão a este artigo é a cidade de Ribeirão das Neves possuiu mão de obra especializada para absorver estas vagas de empregos?
As gerações mais antigas está capacitada para as novas tecnologias embarcadas em um empreendimento deste porte? E a Geração Z possui o mínimo de formação e experiência profissional, bom relacionamento interpessoal para a mesma.
A resposta facilmente é não, a prova disto é a corrida que ambas as gerações estão fazendo em busca de qualificações na área de tecnologia, empreendedorismo, administração e logísticade de acordo com o Gestor Thales do CEBRAC Ribeirão das Neves a busca por estes cursos subiram mais de 300% e atualmente possuiu lista de espera para iniciar os mesmos “Ambas as gerações estão buscando fortemente os curso principalmente Logística e cursos na área de tecnologia, atualmente estamos trabalhando com lista de espera”, isso demonstra o interesse de ambas as gerações pela corrida de estarem prontos para que os melhores empregos não fiquem com profissionais de outra região.
O segredo é a constante evolução pois no futuro teremos uma nova geração e a atual geração Z os trataram com fracos, ansiosos e mimizentos como os seus antecessores falam deles hoje em dia.
Mín. 23° Máx. 38°