SEGURANÇA
Desafio Crescente:Violência em Territórios Sócio Vulneráveis
Introdução
A violência em territórios com grande vulnerabilidade social é um fenômeno em crescimento e de alta complexidade que demanda grandes esforços que visem a paz social. Este artigo busca compreender as origens desta temática, quais as suas principais implicações e os problemas resultantes, com a busca de práticas que tratem suas causas e consequências.
Os territórios com altos índices de vulnerabilidade social enfrentam, de forma contínua, desafios da mais diversa ordem, dos quais pode-se citar os estruturais, tais como, como pobreza, falta de acesso à educação e a saúde. Tais fatores propiciam o surgimento e o aumento da violência.
Criminalidade e Violência no Território Urbano
No território urbano o aumento da violência é uma preocupação diária, que proporcionalmente aumenta as abordagens e situações de desentendimento entre as forças de segurança pública e a comunidade, importante ressaltar que tais atritos ocorrem devido a grande demanda de atuação dessas forças, como interventora das relações sociais. Quanto maiores as ações do Estado, em forma de prevenção, direcionadas a programas de educação, capacitação, saúde e bem estar social minimizam a necessidade deste tipo de intervenção.
A Desigualdade socioeconômica, que culmina na disparidade entre as classes sociais contribui para o sentimento de exclusão, que alimenta a criminalidade, que funciona como uma mola propulsora para a maior parte da população atingida por tais diferenças.
Conclusões
A violência cria um ciclo repetitivo, onde a continuidade e reiteração de determinados comportamentos podem levar a uma aceitação social desse comportamento, sendo o mesmo reproduzido por gerações. Moradores dessas áreas frequentemente sofrem com as consequências, que podem ser traumáticas, impactando negativamente sua saúde física e mental desta população.
Quando se aumenta os investimentos e acesso à educação, isso funciona como fator fundamental para quebrar os ciclos de pobreza e vulnerabilidade, construindo alternativas positivas aos jovens.
As polícias devem se tornar cada vez mais comunitárias, a presença da segurança pública deve acontecer de modo contínuo, as abordagens e intervenções policiais centradas na comunidade, com foco na prevenção e na construção de confiança, devem se tornar cada vez mais comuns, com o objetivo de reduzir a violência de modo eficaz.
Mín. 23° Máx. 38°